terça-feira, 5 de maio de 2009

4º dia - Terceatro


Tenho notado que desde o primeiro post , eu não desejei mais merda.. então para inicio de conversa ... vamos a palavrinha mágica !!!

merda , merda , merda !!!

Tenho me encontrado na direção certa da oficina, issó é bom.
sinto que eu quero, tento , faço e estou sendo mais intenso, estou me concentrando, me dedicando, dando lugar ao novo, não hesitando , aprendendo com o outrol, comigo, corrigindo vicios que eu já tinha, e no precesso de hoje eu destaco e com grande valia, todo o trabalho que fizemos vocal, e o entendimento que podemos tirar deste. O trabalho vocal é obrigação de todo ator, na pressa fazemos de qq maneira, 90¢ dos casos da maneira mais errada .
Misteriosamente eu lembrei de Marilia Pera.. em seu livro " Cartas a uma jovem atriz " ela dedica um capitulo todo sobre o trabalho da voz e sua relação de amor com o ator .
Em primeiro lugar, é preciso abolir todo e qualquer tipo de esforço vocal, para isso é muito importante o relaxamento global e específico, diminuindo a tensão na região do laringe, além de trabalhar a respiração para que ela se concentre na região costo diafragmática. O músculo do diafragma é que deve impulsionar o ar para vibração das pregas vocais e, consequentemente, a emissão do som. Estando livre das tensões e mantendo a respiração adequada à fala, o profissional deve verificar de que forma está articulando as palavras. Todos os órgãos móveis da boca, tais como, língua, bochechas, lábios, palato mole e mandíbula, devem ser bem articulados, produzindo os pontos articulatórios dos fonemas e a forma bucal das vogais de maneira correta.
É fundamental que haja harmonia entre a respiração e a articulação, para que a colocação da voz seja feita com naturalidade. Qualquer pessoa pode brincar com sua voz sem cometer esforço, desde que tenha um preparo. No caso do ator, o que ele mais faz é mudar a todo instante seu tipo de voz (é preciso que ele consiga viver velhos, crianças, o sexo opsto, animais e diferentes emoções, sem prejuízo vocal).
A voz, quando entendida como corpo, ou seja, como um processo da ação das diferentes esferas da organicidade (aspectos musculares, ossatura, sentidos, afetividade, memória, etc), adquire uma propriedade que reconhece a complexidade e as sutilezas particulares de sua criação. No âmbito do trabalho do ator, tal entendimento possibilitará uma reflexão a cerca das possibilidades vocais no trabalho criativo, que por sua vez, permite sistematizar um processo voltado para o aperfeiçoamento técnico.


***

Amanhã já teremos o texto em mãos!


[ Importante ler REFERÊNCIAS DOS CONCEITOS DE STANISLAVSKI EM RELAÇÃO A VOZ ]

Eu complemento ainda que não só Stanislavski, mas Artaud, Brecht, Grotowski e por aí vai !
Foto : Leo santolli em "A vida é sonho" de Pedro Calderón de La barca /2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário