segunda-feira, 11 de maio de 2009

10º dia ! - Segundeatro

Começamos a oficina de cenografia.. Nosso oficineiro é o George, ( ator, cenografista, bailarino, a porra toda ).. é muito bacana ver as ideias dele do pc ao real.. e percebo o quão dificl e inteligente é trabalhar com cenografia.. o próprio Luciano já tinha exposto coisas do tipo na oficina de ontem.
Existe um grau de dificuldade na oficina por que requer uma linguagem técnica , e por vezes me perco nisso aí. Todavia já existe em mim a facilidade de criação por conta de saber manusear o Autocad , o que facilita e muitooooooo a criação e afins.
Não há dúvida de que a cenografia é de importância fundamental para o sucesso de uma montagem, devendo servir a inumeráveis objetivos. A cenotécnica, a iluminação e a indumentária permitem uma qualidade no resultado final do espetáculo tal que, cada vez mais, diretores e produtores buscam o auxílio de profissionais considerados competentes e de talento artístico inegável para a elaboração e a realização de seus projetos cênicos. Mas a arte cênica é uma arte especial, difícil. Cabe ao cenógrafo conciliar uma série de condições para permitir uma resposta à proposta cênica do diretor. Tudo tem que ser previsto, calculado com o maior rigor, para que sejam evitados os exageros, para que não se sacrifique a intenção do dramaturgo, para que se respeite o sentimento exato da concepção cênica, sem apelar para efeitos banais e fáceis. O cenógrafo colabora com o diretor, mas também com o autor, no sentido de que, através dos elementos descritivos que propõe, sejam representados tanto o pensamento do autor, como a verdade cênica desejada pelo diretor.
Por isso nunca é demais frisar que cenografia não é decoração, nem composição de interiores; cenografia não é pintura nem escultura: é uma arte integrada. Nunca é demais repetir que cenografia é a composição resultante de um conjunto de cores, luz, forma, linhas e volumes, equilibrados e harmônicos em seu todo, e que criam movimentos e contrastes. Cenografia é um elemento do espetáculo — ela não constitui um fim em si.
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Processo de Montagem Cênica
Estamos bem adiantados no processo de montagem.
Desde que começamos o trabalho energético com danças tenho percebido uma evolução do grupo , e indivisualmente também.
Meu personagem é o "Bisneto".. e confesso que o canto da sereira serviu !
agora devo mostrar o meu melhor, não como exibicionismo, mas como qualidade profissional. Mostrar serviços, mostrar a que eu vim !
Meu objetivo agora é estudar esse bisneto na sua essencia... dissecar o "homi" todo e reproduzir fielmente .

Vai dar tudo certo..

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[ Foto : Cenário de Luciano Pontes em " A árvore de Júlia ]

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